quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Nokia N96 já está à venda na Europa

Nem a Nokia aguentou esperar. O tão aguardado substituto do N95, que tinha lançamento previsto para o dia 15 de setembro, já está à venda nas lojas européias por 550 euros, sem contar os subsídios das operadoras.

O N96 suporta redes 3G HSDPA e tem Wi-Fi. A câmera dele tem 5 megapixels, com autofoco e lentes Carl Zeiss. Dá para guardar fotos e o que mais você quiser nos 16 GB de memória interna.

No mais, o aparelhinho é bonito pra caramba e mais fininho que o seu antecessor. Quem tem o N95, como eu, já está louco para receber esse novo brinquedinho. Nada de Iphone3g.

Dentre as novidades, também a tela de TFT tem 2,8 polegadas, resolução de 240 x 320 pixels e 16 milhões de cores. O peso do aparelho é 125 gramas. O teclado desliza em dois sentidos: de um lado, aparecem teclas do player (tocar, parar, pausar, retroceder, avançar), de outro, o teclado alfa-numérico. Era tudo que sentia falta no N95.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome > Análise do programa

Conforme prometido e creio que sejamos o primeiro Blog a tratar da novidade, vamos falar sobre o novo navegador do mercado, do gigante e imprevisível Google.

A começar pelo nome, que eu, pessoalmente, não gostei muito, meio nada a ver com nada, um chute, do tipo, não tem tu, vai tu mesmo.

A instalação foi rápida ( o link para download está no final deste post), bem simples e se parece com todos os produtos do Google, pequenos e eficientes.


Abri pela primeira vez, foi quando veio essa primeira tela, que exibe as páginas mais visitadas no formato de imagem capturadas, pequenas, mas bem intuitivas e realmente interessantes.



Do lado direito (informações do Google Search) aparece algumas sugestões de sites que foram visitados ou que o Google considerou importantes no seu cadastro de favoritos.


A navegação me pareceu bastante rápida, no nível do Firefox, um pouco abaixo do IE 8 beta 2. Ponto positivo pra quem abre muitas abas com diversos sites (como eu).


Engraçado que em diversos momentos da navegação, tentanto provocar erros, percebi que os desenvolvedores do Google estão tratando os erros de uma forma bastante, digamos, bem humorada. "Ah, não". É a frase que vem logo após uma imagem de uma pasta motrando tristeza através de um desenho. Bem sacado pra quem tem dificuldade com erros javascripts ou códigos bizarros aparecendo na tela. Bom para usuários comuns.


Fora isso, uma tela bastante limpa, sem menus complicados, milhares de opções. As abas que separam as páginas, aparecem no topo. Uma novidade, enfim, até porque todos os outros navegadores utilizam as abas logo acima da área de exibição da página.

Outras novidades:
- Pesquisa na web. Histórico da web. Barra de endereços. Sugestões à medida que você digita. Uma caixa unificada atende a todas as suas necessidades de navegação.
- Use aplicativos da web sem abrir o navegador. Os atalhos de aplicativos podem carregar seus aplicativos da web favoritos diretamente.
- Você pode arrastar guias para fora do navegador para criar novas janelas, agrupar várias guias em uma janela ou organizar suas guias como quiser, com rapidez e facilidade.
- Cada guia que você usa é executada de maneira independente no navegador. Desse modo, se um aplicativo falhar, nada mais falhará com ele.
- Não quer que as páginas visitadas apareçam no seu histórico da web? Escolha o modo anônimo para ativar a navegação privada.
- O Chrome emite um alerta quando você está prestes a visitar um site suspeito de phishing, algum malware ou outro site que não for seguro.
- Nenhum gerenciador de download complicado. Você acompanha o status do download na parte inferior de sua janela atual.
É isso, pessoal, agora é instalar o Google Chrome, ter mais uma opção de navegador e explorar novas ferramentas que a Internet sempre tem a nos oferecer. Gratuitamente, é claro.

"Google Chrome" promote balançar o mercado de navegadores




Depois de um tempo escutando pelos bastidores da Internet, o Google finalmente vai lançar hoje, dia 2 de setembro, o seu navegador código-aberto. Mas, a pergunta que cabe nesse momento, será que fará frente ao Internet Explorer e o Firefox ? Sendo que o Firefox já é código-aberto.

Eu, sinceramente, não sei. O que sei que os usuários podem, e devem, ficar preocupados com a questão da privacidade. Porque, como se sabe, o Google coleta através do seu buscador, informações fundamentais para vender sua publicidades online, alias, sua maior receita, o já bastante conhecido "AdWords".

O diferencial do Chrome seria a possibilidade de oferecer aplicações online ao usuário. Isto é, o internauta poderá utilizar editor de imagem e texto em sistema de computação em nuvem, de forma integrada com a web. "A tendência é o usuário deixar de comprar o Word, da Microsoft, para aderir às ferramentas do próprio Google", dizem alguns analistas. Eu duvido muito.

Agora, é só esperar o fim do dia para termos o download disponível. Assim que isso acontecer, faço um post com a primeira análise do produto.

Mais informações: http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/09/uma-nova-perspectiva-sobre-os.html

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Gizmodo chega ao Brasil

Mais um blog de tecnologia está colocando o pé no Brasil. Com oito milhões de usuários e 60 milhões de páginas vistas por mês no mundo, o blog de tecnologia Gizmodo (http://www.gizmodo.com.br) chega ao Brasil com o apoio de grandes patrocinadores, como Pepsi, Nokia, Samsumg, Intel, Xerox e HTC. As seis empresas veicularão publicidade, poderão montar canais de conteúdo exclusivos e criar comunidades virtuais. Espero realmente que isso não signifique segregar notícias das concorrentes dos patrocinadores.

O blog desembarca no País pelas mãos da Spicy Media, empresa nacional que nasce da união de diferentes empreendedores. Entre eles estão Maurício Franco e Ricardo Pereira, sócios da Simon Franco Recursos Humanos, e Alan Paschoal e Renato Filho, sócios da loja virtual de equipamentos de tecnologia Mouses.com.br. Os dois primeiros são responsáveis pela gestão da Spicy Media, enquanto Paschoal e Filho se encarregam da infra-estrutura tecnológica.

De acordo com o site Technorati, o Gizmodo é o terceiro blog mais acessado do mundo. Ele fica atrás somente do The Huffington Post, de política, e TechCrunch, de notícias.
Além da elevada audiência, outra razão que justifica o interesse das companhias patrocinadoras é o fato de o Gizmodo ser referência para um público extremamente qualificado. Ele é direcionado a apaixonados pelas maravilhas tecnológicas, sempre dispostos a obter em primeira mão as novidades e tendências no setor. Para atrair também os não iniciados, o blog utiliza uma linguagem leve bem-humorada.

Espero que o novo blog Brazuca de tecnologia não apenas traduza versões do Gizmodo e sim traga realmente novidades de tecnologia para o Brasileiro (que na maioria das vezes não tem acesso tão rápido as novidades que vem lá de fora). Seja bem-vindo ! Informação nunca é demais. E este blog aqui, é claro, vai sempre acompanhar o que tiver por lá, pra trazer por cá.


terça-feira, 26 de agosto de 2008

Iphone 3G no Brasil ? Acreditem ...

Depois do anúncio da Apple de chegou na america latina o novo Iphone 3G, todos nós imaginaríamos que o Brasil estaria incluído nessa leva. Pois é, não é bem assim.

É incrível a disposição da Apple de colocar o Brasil no fim do fim da fila.


Não entramos na primeira leva do iPhone 3G, nem na segunda. E sabe quem entrou na segunda leva, que está começando agora? Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Paraguai. Sim, até o Paraguai, essa potência que vai desequilibrar o jogo inteiramente a favor da Apple na região.


Mas é uma questão de fazer contas: por que até o Paraguai tem de ficar à frente do Brasil? Por que os argentinos têm de ter lojas Apple antes de nós? O peso argentino, trocado em dólares, vale mais do que nossos reais?As esnobadas que a Apple vem dando no Brasil ao longo da história têm passado batidas.


Eu sinceramente, estou começando a repensar o uso de aparelhos da Apple por conta desse desprezo. Mas, como nós Brasileiros, nada somos nacionalistas (muito menos eu), que se dane, não é. Não importa se formos os últimos e além disso, não tenham dúvidas, pagaremos o maior preço pelo Iphone 3G no mundo ! O que importa é que vamos comprar e comprar, e mais uma vez, provavelmente, ficar em primeiro no volume de vendas de todo o restante da America Latina junta.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ex-funcionários do Google criam site para vencer o gigante das buscas


Uma empresa criada por antigos engenheiros do Google revelou no domingo (27) um novo serviço de buscas cujo objetivo é superar em tamanho o líder do setor. Seu maior desafio: mudar os hábitos de navegação dos internautas.
Segundo seus donos, o Cuil (pronunciado como a palavra inglesa "cool") é capaz de indexar mais rápido e de forma mais barata uma porção da web maior que a do Google.

O novo rival do Google afirma que seu serviço vai além das técnicas de busca dominantes, que se concentram em links e padrões de tráfego de audiência, e em lugar disso analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca dos usuários.
"Nossos significativos avanços em tecnologia de busca permitiram que indexássemos parte muito maior da internet, colocando quase toda a web ao alcance dos usuários", afirmou Tom Costello, co-fundador e presidente-executivo da Cuil.
O Cuil foi fundado por um grupo de pioneiros das buscas, entre os quais Costello, que criou um protótipo da Web Fountain, a ferramenta de análise de buscas da IBM, e sua mulher Anna Patterson, arquiteta do imenso índice TeraGoogle de páginas da web, operado pelo Google.

sábado, 26 de julho de 2008

Todo cuidado é pouco : Código para invadir DNS

Embora mantido em segredo, o código para "envenenar" o DNS já está na internet. Atualize seu sistema.
O pesquisador Dan Kaminsky descobriu uma forma simples de explorar a falha, que já era conhecida e estaria sob controle. A falha permite a invasão de servidores DNS para falsificar a correspondência entre nomes de domínio e números IP.
Qual o perigo? Com o banco de dados do servidor adulterado, o usuário pode digitar o endereço de um banco e cair num site falsificado. O pior de tudo é que, como o DNS faz parte da infra-estrutura da internet, a ameaça existe para qualquer usuário, de qualquer sistema operacional.
Kaminsky manteve o assunto em segredo e revelou-o somente a um grupo de dezesseis empresas-chave. Esse grupo decidiu que, como seria complicado mexer estrutura do DNS, cada uma das empresas deveria liberar correções para os seus próprios produtos. Desse modo, a Microsoft, por exemplo, soltou uma atualização para o Windows. Essa atualização consiste em randomizar as solicitações ao sistema de DNS a fim de anular as possibilidades de exploração do bug (que continua lá).
Correções semelhantes foram liberadas por outras empresas. Segundo o centro de segurança US-CERT, além de produtos da Microsoft, a vulnerabilidade afeta títulos de empresas como Cisco, o Internet Software Consortium (ICS), Juniper Networks, Red Hat e Sun. Também estão potencialmente ameaçados produtos de fabricantes como Apple, Debian, Fedora, FreeBSD, HP, IBM, Motorola, Nokia e Ubuntu.
Liberadas as atualizações, Kaminsky prometeu que revelaria o exploit (o código para explorar a brecha) em agosto, num seminário de segurança. Mas nessa área nenhum segredo permanece de pé por muito tempo. Outros pesquisadores já descobriram o que Kaminsky manteve trancado a sete chaves. Hoje, mais de um exploit já está disponível na rede.
Para evitar o pior, as empresas estão recomendando aos usuários a imediata instalação das correções. Portanto, não há tempo a perder. Em casa ou na empresa, atualize seu sistema. Creio que, pela lista de empresas afetadas (reveja acima), não é necessário repetir que, nesse caso, é bobagem você pensar que seu sistema operacional, por ser "mais seguro", dispensa a atualização.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Mozilla libera 4º beta do Firefox 3

Para quem gosta de testar novos produtos este vale muito à pena. Até porque, apesar de ser um beta, é muito estável. Eu mesmo já estou usando a algum tempo e com desempenho muito satisfatório.

Atualmente, o Firefox tem uma série de desenvolvedores que produzem todo o tipo de extensão, que pode ser usado dentro do programa e são extremamente úteis, como dicionários, conversores, gerenciadores de download, pdf, integração com o iTunes e muitos outros.

As mudanças, dizem os desenvolvedores, estão concentradas no modo como o Firefox usa memória do PC e em códigos para deixá-lo mais estável, evitando que o navegador “trave” quando o computador está sobrecarregado. O teste que eu fiz abrindo a mesma página no Internet Explorer e no Firefox, o Firefox se mostrou mais eficiente no consumo e gerenciamento da memória.

A versão estréia ainda uma ferramenta para dar zoom em páginas web e novos mecanismos para tornar mais simples encontrar arquivos baixados por meio do Firefox.

O beta 4 traz ainda ícones específicos para cada sistema operacional. O Firefox para o Windows Vista tem desenhos diferentes da versão para Mac, que por sua vez é também diferente da versão para Linux. Segundo a Mozilla, este cuidado dá a impressão para o usuário de um produto mais customizado para seu sistema operacional.

Para fazer o download, clique em : http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-beta.html

terça-feira, 11 de março de 2008

Vivo negocia iPhone para maio

Parece que agora vai ! A Apple está negociando com várias operadoras na America Latina para evitar que o iPhone continue chegando desbloqueado e sendo usado livremente nos países da America Latina.

Alias, quem ainda não viu alguém andando na rua ou tem um amigo com o brinquedinho ? Eu já vi e testei. Realmente, fiquei encantado com o acabamento e as funcionalidades do "celular". Desde o seu lançamento, está mexendo com a cabeça dos pesquisadores e a galera de P&D das maiores empresas fabricantes de celulares, como Nokia, Motorola, Sony Ericsson.

Não tenho dúvidas que quando chegar ao Brasil, vai estourar. Se chegar antes do dia das mães, vai ter muito marmanjo comprando pra dar a si próprio, e dar uma presente mais, digamos, simples pras mamãe.

Minha mãe não tem o que se preocupar ! O filho dela aqui sempre gosta de presenteá-la com presentes dignos e merecedores de mãe.