quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Nokia N96 já está à venda na Europa

Nem a Nokia aguentou esperar. O tão aguardado substituto do N95, que tinha lançamento previsto para o dia 15 de setembro, já está à venda nas lojas européias por 550 euros, sem contar os subsídios das operadoras.

O N96 suporta redes 3G HSDPA e tem Wi-Fi. A câmera dele tem 5 megapixels, com autofoco e lentes Carl Zeiss. Dá para guardar fotos e o que mais você quiser nos 16 GB de memória interna.

No mais, o aparelhinho é bonito pra caramba e mais fininho que o seu antecessor. Quem tem o N95, como eu, já está louco para receber esse novo brinquedinho. Nada de Iphone3g.

Dentre as novidades, também a tela de TFT tem 2,8 polegadas, resolução de 240 x 320 pixels e 16 milhões de cores. O peso do aparelho é 125 gramas. O teclado desliza em dois sentidos: de um lado, aparecem teclas do player (tocar, parar, pausar, retroceder, avançar), de outro, o teclado alfa-numérico. Era tudo que sentia falta no N95.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome > Análise do programa

Conforme prometido e creio que sejamos o primeiro Blog a tratar da novidade, vamos falar sobre o novo navegador do mercado, do gigante e imprevisível Google.

A começar pelo nome, que eu, pessoalmente, não gostei muito, meio nada a ver com nada, um chute, do tipo, não tem tu, vai tu mesmo.

A instalação foi rápida ( o link para download está no final deste post), bem simples e se parece com todos os produtos do Google, pequenos e eficientes.


Abri pela primeira vez, foi quando veio essa primeira tela, que exibe as páginas mais visitadas no formato de imagem capturadas, pequenas, mas bem intuitivas e realmente interessantes.



Do lado direito (informações do Google Search) aparece algumas sugestões de sites que foram visitados ou que o Google considerou importantes no seu cadastro de favoritos.


A navegação me pareceu bastante rápida, no nível do Firefox, um pouco abaixo do IE 8 beta 2. Ponto positivo pra quem abre muitas abas com diversos sites (como eu).


Engraçado que em diversos momentos da navegação, tentanto provocar erros, percebi que os desenvolvedores do Google estão tratando os erros de uma forma bastante, digamos, bem humorada. "Ah, não". É a frase que vem logo após uma imagem de uma pasta motrando tristeza através de um desenho. Bem sacado pra quem tem dificuldade com erros javascripts ou códigos bizarros aparecendo na tela. Bom para usuários comuns.


Fora isso, uma tela bastante limpa, sem menus complicados, milhares de opções. As abas que separam as páginas, aparecem no topo. Uma novidade, enfim, até porque todos os outros navegadores utilizam as abas logo acima da área de exibição da página.

Outras novidades:
- Pesquisa na web. Histórico da web. Barra de endereços. Sugestões à medida que você digita. Uma caixa unificada atende a todas as suas necessidades de navegação.
- Use aplicativos da web sem abrir o navegador. Os atalhos de aplicativos podem carregar seus aplicativos da web favoritos diretamente.
- Você pode arrastar guias para fora do navegador para criar novas janelas, agrupar várias guias em uma janela ou organizar suas guias como quiser, com rapidez e facilidade.
- Cada guia que você usa é executada de maneira independente no navegador. Desse modo, se um aplicativo falhar, nada mais falhará com ele.
- Não quer que as páginas visitadas apareçam no seu histórico da web? Escolha o modo anônimo para ativar a navegação privada.
- O Chrome emite um alerta quando você está prestes a visitar um site suspeito de phishing, algum malware ou outro site que não for seguro.
- Nenhum gerenciador de download complicado. Você acompanha o status do download na parte inferior de sua janela atual.
É isso, pessoal, agora é instalar o Google Chrome, ter mais uma opção de navegador e explorar novas ferramentas que a Internet sempre tem a nos oferecer. Gratuitamente, é claro.

"Google Chrome" promote balançar o mercado de navegadores




Depois de um tempo escutando pelos bastidores da Internet, o Google finalmente vai lançar hoje, dia 2 de setembro, o seu navegador código-aberto. Mas, a pergunta que cabe nesse momento, será que fará frente ao Internet Explorer e o Firefox ? Sendo que o Firefox já é código-aberto.

Eu, sinceramente, não sei. O que sei que os usuários podem, e devem, ficar preocupados com a questão da privacidade. Porque, como se sabe, o Google coleta através do seu buscador, informações fundamentais para vender sua publicidades online, alias, sua maior receita, o já bastante conhecido "AdWords".

O diferencial do Chrome seria a possibilidade de oferecer aplicações online ao usuário. Isto é, o internauta poderá utilizar editor de imagem e texto em sistema de computação em nuvem, de forma integrada com a web. "A tendência é o usuário deixar de comprar o Word, da Microsoft, para aderir às ferramentas do próprio Google", dizem alguns analistas. Eu duvido muito.

Agora, é só esperar o fim do dia para termos o download disponível. Assim que isso acontecer, faço um post com a primeira análise do produto.

Mais informações: http://googlebrasilblog.blogspot.com/2008/09/uma-nova-perspectiva-sobre-os.html

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Gizmodo chega ao Brasil

Mais um blog de tecnologia está colocando o pé no Brasil. Com oito milhões de usuários e 60 milhões de páginas vistas por mês no mundo, o blog de tecnologia Gizmodo (http://www.gizmodo.com.br) chega ao Brasil com o apoio de grandes patrocinadores, como Pepsi, Nokia, Samsumg, Intel, Xerox e HTC. As seis empresas veicularão publicidade, poderão montar canais de conteúdo exclusivos e criar comunidades virtuais. Espero realmente que isso não signifique segregar notícias das concorrentes dos patrocinadores.

O blog desembarca no País pelas mãos da Spicy Media, empresa nacional que nasce da união de diferentes empreendedores. Entre eles estão Maurício Franco e Ricardo Pereira, sócios da Simon Franco Recursos Humanos, e Alan Paschoal e Renato Filho, sócios da loja virtual de equipamentos de tecnologia Mouses.com.br. Os dois primeiros são responsáveis pela gestão da Spicy Media, enquanto Paschoal e Filho se encarregam da infra-estrutura tecnológica.

De acordo com o site Technorati, o Gizmodo é o terceiro blog mais acessado do mundo. Ele fica atrás somente do The Huffington Post, de política, e TechCrunch, de notícias.
Além da elevada audiência, outra razão que justifica o interesse das companhias patrocinadoras é o fato de o Gizmodo ser referência para um público extremamente qualificado. Ele é direcionado a apaixonados pelas maravilhas tecnológicas, sempre dispostos a obter em primeira mão as novidades e tendências no setor. Para atrair também os não iniciados, o blog utiliza uma linguagem leve bem-humorada.

Espero que o novo blog Brazuca de tecnologia não apenas traduza versões do Gizmodo e sim traga realmente novidades de tecnologia para o Brasileiro (que na maioria das vezes não tem acesso tão rápido as novidades que vem lá de fora). Seja bem-vindo ! Informação nunca é demais. E este blog aqui, é claro, vai sempre acompanhar o que tiver por lá, pra trazer por cá.